quinta-feira, 9 de junho de 2022

Kingston University Town House de Grafton Architects vence o RIBA Stirling Prize 2021



O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou o projeto Kingston University Town House de Grafton Architects em Londres como o grande vencedor do Prêmio Stirling 2021. Em nota, o RIBA ressaltou a abordagem progressiva do programa educacional do projeto como um fator determinante para a sua premiação nesta última edição de um dos mais importantes eventos no calendário da arquitetura no Reino Unido, mencionando ainda o caráter aberto e democrático da proposta de intervenção como uma ferramenta para a promoção de acessibilidade e da coesão social. O projeto da Grafton Architects para a Town House da Universidade Kingston de Londres, resultante de um concurso de arquitetura organizado pelo próprio RIBA no ano de 2013, foi o primeiro projeto construído pelas arquitetas recentemente premiadas com o Primo Pritzker Yvonne Farrell e Shelley McNamara no Reino Unido.

Com o objetivo de estabelecer e promover uma melhor conexão entre a comunidade acadêmica da Universidade Kingston de Londres com o público em geral, a Town House disponibiliza um novo espaço cívico que não apenas serve como ambiente de aprendizado mas incentiva ainda a colaboração entre os alunos e a comunidade local, fortalecendo o sentimento de identidade e pertencimento. Através da inserção de um amplo espaço semi-aberto de transição entre o edifício e o espaço público, o projeto estabelece um ambiente acolhedor e convidativo ao nível da rua. No interior, uma série de vazios e escadarias abertas permeiam a estrutura do edifício, conectando as suas várias funções e programas para dar forma a uma experiência espacial única.

A forma como o projeto sugere uma nova maneira de se pensar o espaço de ensino e aprendizagem, estabelecendo um ambiente inspirador e acolhedor para toda a comunidade, foram fatores determinantes para a sua escolha como projeto vencedor desta edição do Prêmio Stirling. Em suma, o júri elogiou a organização espacial e as relações entre os distintos programas, como o estúdio de dança e a biblioteca, assim como a dinâmica da forma final resultante.

A qualidade de execução, o detalhamento e o desempenho acústico também foram elogiados pelos membros do júri, assim como o desempenho ambiental do projeto como um todo. Antes de ser nomeado ao Prêmio Stirling deste ano, o projeto da Grafton Architects já havia sido galardoado em outros eventos organizados pelo RIBA, incluindo os prêmios regionais e nacionais além de ter recebido o primeiro prêmio no concurso de melhores projetos construídos no sudoeste da capital britânica nos últimos anos.

Para saber mais, Confira!


Via: ArchDaily
Editora: Carolina Tomazoni Siniscarchio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.