sábado, 25 de junho de 2022

Igreja Barroca: Conheça as Características + 15 Obras Apaixonantes

A igreja barroca surgiu no século XVI junto com o movimento de contrarreforma do catolicismo. Para barrar os avanços do protestantismo e atrair os fiéis novamente, o estilo barroco nasceu com uma estética extravagante e ornamentada que buscava reafirmar o poder divino. Nascida em Roma, a arquitetura barroca se espalhou pela Europa e pelo mundo, e hoje encanta a todos com a sua beleza.

Trata-se de um estilo arquitetônico praticado durante o período barroco, precedido pelo Renascimento e Maneirismo. Ele foi predominante na Europa entre os séculos XVI e primeira metade do século XVIII.

A arquitetura barroca nasceu do espírito do catolicismo romano e espalhou-se pela Europa, principalmente no século XVII. O estilo barroco também rompeu as fronteiras e chegou a vários países da América (incluindo o Brasil), além das Filipinas, no Oriente.

O principal objetivo da Igreja Católica ao criar o estilo barroco foi captar a atenção dos fiéis e reagir ao crescimento do protestantismo liderado por Martinho Lutero. Esse momento fez parte de um movimento de reestruturação da Igreja que ficou conhecido como Contrarreforma ou Reforma Católica.

Uma Igreja Barroca é marcada por fachadas convidativas aos fiéis, com ornamentações e formas curvilíneas. O interior tem forte presença do ouro nas paredes e no altar revestido com madeira esculpida. Além disso, existe um bom aproveitamento da luz, seja a natural ou de velas. A pintura de imagens têm efeitos que despertam emoções e ajudam a narrar de forma visual as histórias católicas.

Confira 15 obras que vão fazer você se apaixonar história por trás dessa estética. Vale o Clique! 


VIA VIVA DECORA
_________________________________
Editora: Maria Karolina Milhomens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.