segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

AGi Architects projeta o Pavilhão de Oportunidades na Expo 2020 Dubai

Projetado por AGi Architects, Mission Possible, o Opportunity Pavilion da Expo 2020 Dubai oferece engajamento social e intercultural por meio de uma plataforma universal e urbana. Oportunidade é um dos três temas principais da exposição deste ano, juntamente com Sustentabilidade e Mobilidade, que exploram como podemos "desbloquear o potencial de indivíduos e comunidades, destacando que cada um de nós tem um papel a desempenhar na criação de mudanças positivas". A estrutura se assemelha a uma grande praça pública com uma identidade arquitetônica universal, já que o local transcendeu gerações, culturas e eras.

O pavilhão também inclui uma cobertura que flutua 32 metros acima do solo, simbolizando os sonhos que as pessoas aspiram realizar. O elemento em forma de nuvem é composto por seis camadas têxteis de tecido sobre estruturas metálicas, protegendo a praça da exposição solar direta. A cobertura trabalha com transparência, luz, sombras e cores, mudando constantemente com relação à hora do dia, luz e movimento das pessoas. Uma camada de cerâmica cobre o solo e as fachadas do pavilhão, dando a impressão de que a estrutura está envolta por um tapete de terracota. O projeto ajuda a enfatizar os espaços públicos do pavilhão e como os humanos circulam e interagem dentro dele. A praça é colocada em dois níveis, ligando a encosta do terreno e servindo como um espaço metafórico entre as nuvens acima e a Terra abaixo.

Com a Expo 2020 Dubai inaugurada na semana do dia 01 de outubro de 2021, novas fotos de drones do local destacam as características da água e do jardim. Com o objetivo de “explorar o poder das conexões na formação do nosso mundo”, a Expo 2020 Dubai acontecerá de 1º de outubro de 2021 a 31 de março de 2022, sob estritas regulamentações da Covid, após um ano de atraso devido à pandemia mundial. Juntamente com o Pavilhão de Oportunidades do AGi Architect, o masterplan da HOK combina dois outros distritos temáticos: o Pavilhão de Sustentabilidade “Terra” de Grimshaw e o Pavilhão de Mobilidade “Alif” de Foster + Partners. Para saber mais, Confira!

Via: Archdaily Editora: Carolina Tomazoni Siniscarchio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.