quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Kengo Kuma cria instalação multisensorial de bambu para Semana de Design de Milão

Para a Milan Design Week 2021, Kengo Kuma Associates projetou uma instalação de bambu que mescla forma, materialidade e música, criando uma experiência multissensorial. Criada em colaboração com o fabricante de dispositivos inteligentes OPPO, Bamboo (竹) Ring :|| Weaving a Symphony of Lightness and Form responde ao tema "Conexões Criativas" mesclando arquitetura e música, bem como habilidade manual e tecnologia. A instalação tece uma série de anéis feitos de bambu e fibra de carbono, sobrepostos a uma paisagem sonora em constante mudança que integra as composições musicais da violinista japonesa Midori Komachi e Musicity. Em essência, o projeto propõe um instrumento musical em grande escala pelo qual o som viaja, criando uma experiência envolvente.

O projeto usa motores hápticos, faixas de alto-falantes e dispositivos incitadores "para produzir uma base imersiva e frequências mais altas que reverberam no bambu com o vibrato do violino e o efeito de um instrumento de percussão".‘’Quando eu desenho arquiteturas, estou interessado em desenhar o ritmo e o tom ao invés da silhueta, e a música contemporânea nos dá muitas lições sobre como criar novos ritmos e tons na arquitetura. Este pavilhão é uma das explorações dos novos ritmos e tons da arquitetura, combinando as experiências visuais e acústicas dos visitantes.’’ - Kengo Kuma. 

A instalação ficará em exibição na Cortile del Bagni de Milão até 19 de setembro, após a data passará a fazer parte da exposição ao ar livre do museu de arte contemporânea Arte Sella Park em Trentino, Itália. Para saber mais, Vale o Clique!





Via ArchDaily 

Autora: Andreea Cutieru 

____________________________________

Editora: Carolina Tomazoni Siniscarchio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.