sábado, 30 de outubro de 2021

Cerâmica vs. porcelanato: conheça as diferenças entre os revestimentos frios















Pastilhas, cerâmicas, porcelanatos, azulejos: ao nos referirmos aos revestimentos, muitas são as possibilidades que podemos escolher para dar acabamento, e identidade, aos nossos projetos. Atualmente os revestimentos frios são organizados em dois grupos principais, os cerâmicos e os porcelanatos. Apesar da sua comercialização comum, sua principal diferença está em seu processo produtivo.

O revestimento cerâmico é composto por argila e outros minerais que dão mais resistência para a peça. Essa mistura é queimada a altas temperaturas e esmaltada na parte de cima, enquanto na parte de trás tem uma coloração mais terrosa. Já o porcelanato também é composto por uma mistura de argila e minerais rochosos que são queimados a alta temperatura. A grande diferença, porém, está na composição desses minerais, que são mais nobres, incluindo alguns utilizados para fabricação das porcelanas tradicionais. Outra importante diferença está na temperatura da queima, que é mais alta nos porcelanatos do que nas cerâmicas. O resultado é uma peça mais acinzentada na parte de trás. Devido à diferença nesse processo de fabricação e da composição das matérias primas, os revestimentos cerâmicos são mais baratos do que os porcelanatos.


O porcelanato, especificamente, apresenta ainda mais variações possíveis. Ele pode ser esmaltado ou técnico, também conhecido como massa única. O porcelanato técnico tem a mesma cor em toda a espessura, pode ser polido ou natural e não recebe impressão em sua peça. Já o porcelanato esmaltado recebe a impressão na parte de cima e pode também receber acabamento liso, áspero, brilhante ou acetinado, variando de acordo com o fabricante.



Independentemente do estilo do revestimento, seja ele cerâmico ou porcelanato, os revestimentos frios trazem as vantagens de serem materiais com baixa e fácil manutenção, além de serem bastante duráveis. 

Para saber mais, Vale o Clique!


Via Archdaily
_______________________________

Editora: Geovana Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.