quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Fortaleza, Caruaru e Conde vencem o primeiro Prêmio Cidade Caminhável





De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, projetos que priorizem os deslocamentos ativos são de extrema importância nas cidades brasileiras, já que o deslocamento a pé representa 39% dos deslocamentos diários.



Com isso, o Prêmio Cidade Caminhável, realizado pelo SampaPé! com apoio do ITDP Brasil e Walk 21, elegeu como vencedores projetos realizados pelo poder público que priorizaram o caminhar. Analisados por quatro mulheres especialistas em mobilidade e cidades e dividido em três categorias (cidades pequenas, médias e grandes), teve como base alguns critérios: caminhabilidade, impacto, participação social, colaboração e inovação.

O município de Conde, na Paraíba, foi o vencedor na categoria de cidades pequenas. Através de uma carta de diretrizes, que teve participação da população, o projeto redesenhou os espaços públicos, com ruas compartilhadas, diminuição das velocidades e priorização do caminhar, além da possibilidade de utilização desses espaços para lazer no período noturno. Na categoria de cidades médias o vencedor foi o Via Parque Caruaru, de Pernambuco, um parque linear no eixo da antiga linha férrea desativada que liga a cidade de leste a oeste. Foi desenvolvido áreas para pedalar e caminhar, com quiosques, academias ao ar livre, pistas de skate, parques infantis, quadras poliesportivas e fonte interativa. O vencedor na categoria de cidades grandes foi o Plano Municipal de Caminhabilidade de Fortaleza, desenvolvido em 8 cadernos com linguagem didática para se comunicar diretamente com a população. O plano ressalta a acessibilidade e inclusão por meio da caminhada, acalmamento de tráfego, rotas escolares e ações de urbanismo tático.


___________________
Editora: Geovana Silva Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.