sábado, 31 de julho de 2021

Concurso de ideias busca por intervenções temporárias em obras de Lina Bo Bardi


Nos últimos meses em voga, nome e carreira de Lina Bo Bardi (1914-1992) têm aparecido em importantes eventos e publicações do setor arquitetônico. Na atual 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza, Lina recebeu o Leão de Ouro póstumo em honra a sua histórica atividade profissional – trajetória notadamente retratada pelo volume ‘Lina: Uma Biografia’, de Francesco Perrotta-Bosch, da Editora Todavia, lançamento do último mês de maio.

Sob a mesma premissa, o 6º Prêmio {CURA} homenageia a arquiteta e urbanista através da temática do concurso de ideias que busca por propostas de intervenção temporária em relação direta com obras de Lina. A fim de estimular a ampliação do debate, o edital é simples e torna cada escolha um critério de avaliação, abrindo-se à implantação em qualquer cidade do Brasil – desde que seja uma interferência em obra da arquiteta.

"O 6º Prêmio {CURA} dá continuidade à proposta de realização de concursos de ideias com temas que se alinham às discussões atuais da arquitetura, cidade e sociedade, buscando aprofundar-se na discussão sobre o Brasil atual”, informa o descritivo do certame.

Estão aptos para participar estudantes de arquitetura/design de interiores/artes plásticas, de qualquer ano, e/ou arquitetos/designers de interiores/artistas, brasileiros ou estrangeiros, que tenham obtido o diploma entre 2019 e 2021. As inscrições, por sua vez, podem ser individual ou em equipe – essas com a possibilidade de comporem-se por integrantes de faculdades distintas, e com no máximo 5 integrantes, incluindo, ou não, nomes de professores, orientadores e co-orientadores na ficha de inscrição.

Segundo o edital, os critérios de avaliação se baseiam em escolha do local de intervenção; leitura do território e justificativas; integração proposta entre intervenção e obra; interpretação da obra existente; sistema construtivo; qualidade da espacialidade proposta; e qualidade gráfica e clareza da apresentação.

Para não influenciar no desenvolvimento dos trabalhos por parte dos participantes, a divulgação dos integrantes da Comissão Julgadora aos poucos, através de lives/entrevistas para que possam contar sobre sua relação direta com Lina Bo Bardi. Buscando atender ao objetivo de homenagem especial à arquiteta, a Comissão será composta por pessoas que participaram diretamente na produção de sua obra, o que restringe as alternativas para o júri.

"Importante alertar que no período em que Lina compunha suas equipes de trabalho, a sociedade não tinha algumas das preocupações que temos hoje. Atualmente, é de plena consciência a importância de compor equipes e comissões julgadoras com equidade de gênero. Apesar dos nossos esforços, nem todas as convidadas diretamente relacionadas com a produção de Lina puderam compor o júri”, acrescenta o descritivo.


Calendário

01/11 - Encerramento das inscrições

11/11 - Entrega das propostas até às 23h59

05/12 - Divulgação do Resultado (Aniversário de Lina)

Para mais informações, Vale o Clique!

Via Revista Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.