Com a missão de utilizar soluções inovadoras para criar materiais de construção civil acessível, bonito e sustentável, a startup Gjenge Makers conseguiu encontrar a solução de dois problemas em um produto: tijolos resistentes feitos a partir de plástico reciclado. O objetivo da empresa é promover materiais de construção de qualidade, criar oportunidades de trabalho para jovens e mulheres, fortalecer a cultura da reciclagem no Quênia e na África. O valor de venda hoje é de aproximadamente US$ 7,7 por metro quadrado.
São 10 engenheiros trabalhando em tempo integral na empresa, que já reciclou 20 toneladas de plástico e criou mais de 110 oportunidades de trabalho para coletores de materiais recicláveis, jovens e mulheres do Quênia. Conheça os diferentes modelos do produto final aqui.
A fundadora da startup, engenheira Nzambi Matee, explica que a ideia surgiu a partir de sua experiência em ciências naturais e vontade de criar alternativas para resolver a questão da moradia na África, que hoje é pouco acessível para a população. “Geralmente a empresa precisa pagar para jogar o plástico fora. Então nós resolvemos o problema dela e nossa matéria prima vem de graça”, explica a grande idealizadora do projeto.
A fábrica trabalha com três máquinas para aquecer a matéria prima, misturá-la com areia e comprimir no formato de tijolo, sua capacidade de produção é de aproximadamente 1500 tijolos por dia. Segundo Nzambi, o plástico é fibroso por natureza e, por isso, o tijolo acaba tendo uma força de compressão maior com a metade do peso de um tijolo normal, o que torna o transporte mais sustentável também. A iniciativa foi premiada pela ONU em 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.