sexta-feira, 12 de março de 2021

Jan Gehl propõe plano diretor estratégico ecológico no Chile


A Gehl acaba de publicar o seu ‘Masterplan Framework with ecology at its heart’, um interessante estudo de caso desenvolvido em Huechuraba, região central do Chile. A equipe composta por David Sim, Esben Neander Kristensen, Alexander Spitzer e Tamara Kalantajevska chama a atenção para a vocação ecológica do plano diretor estratégico desenvolvido em parceira com a empreiteira chilena Tanica.

Santiago de Chile, capital e maior cidade do país—com uma população de aproximadamente 7 milhões de habitantes—, encontra-se localizada no vale central do Chile, junto ao pé de ambas cordilheiras que atravessam o país, a Cordilheira dos Andes e a Cordillera da Costa Oeste. Neste contexto único, a cidade de Santiago se desenvolveu muito rapidamente, especialmente ao longo das últimas décadas, expandindo-se a partir de seu núcleo histórico central para áreas periféricas anteriormente rurais. Atualmente, muitos destes núcleos marginais da região metropolitana de Santiago ainda conservam características típicas dos antigos povoados rurais.

No extremo norte da capital, encontra-se um destes distritos: Huechuraba. Convidado pela Tanica, a empreiteira responsável pelo desenvolvimento urbano da região, a Gehl criou um plano diretor inovador para uma área de 150 hectares.

Definir estratégias de desenvolvimento urbano e ocupação do território nunca é tarefa fácil, ainda mais quando o objeto de estudo encontra-se em uma situação tão peculiar como esta. Implantada entre a Cordilheira dos Andes, uma rodovia e dois bairros pré-existentes, esta vasta área demandava um projeto cuidadoso, algo capaz de criar uma clara distinção em relação ao padrão de ocupação existente. Huechuraba foi concebida para ser uma cidade agradável de se viver, vibrante e inclusiva, uma nova porta de entrada ao norte de Santiago.

Ao dar início ao projeto, a equipe da Gehl levou a cabo o que costumamos chamar de “exame de saúde” urbano, um processo de análise que tem como principal objetivo coletar uma série de dados específicos sobre o local. Isso inclui o mapeamento da infraestrutura existente e sua qualidade, assim como a avaliação dos principais fluxos dentro da área e pesquisas de origem e destino. A partir disso foi possível melhor entender as dinâmicas que operam no local, estabelecendo um plano diretor base sobre o qual é possível trabalhar com mais precisão.

Ao realizar o check-up da área, a equipe percebeu que haviam nas proximidades dois bairros de características completamente diferentes. De um lado, um enorme condomínio fechado com acesso privado e pouquíssima movimentação de pessoas, do outro, um bairro de uso misto mais denso com um centro urbano vibrante e dinâmico. A partir da observação destas duas cidades paralelas, procuramos criar um novo bairro que pudesse estabelecer relações com seus dois vizinhos, estabelecendo um espaço urbano atraente, agradável e capaz de conectar estas duas realidades antagônicas.

Para mais informações, Vale o Clique!

Via ArchDaily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.