sábado, 20 de fevereiro de 2021

Uso de Conteiner para a expansão de Restaurante em São Paulo




[Descrição enviada pela equipe de projeto]
Para a expansão da boulangérie, os clientes adquiriram o terreno ao lado da edificação existente, uma vez que a antiga casa já não suportava mais o volume de produção. Nessa casa já estava sendo empregada uma infraestrutura que nortearia o novo projeto: um container marítimo que era utilizado como estoque de refrigerados e congelados.



Tomando esta referência, concluímos que a nova edificação deveria ser um parque de containers marítimos. Se um modelo refrigerado atendia momentaneamente a questão do estoque, outros modelos secos poderiam atender ao atualizado programa de necessidades: a nova boutique e sanitários para os clientes, bem como as áreas de serviços: refeitório dos funcionários, ampliação da área de produção e escritórios.


Assim, conforme o arranjo dos containers a ser proposto, poderíamos liberar um pátio onde também proporcionaríamos uma ampliação da área de atendimento. Estes foram dispostos em dois pavimentos, além do térreo e uma cobertura jardim.

A implantação possibilitou um acesso de serviços de abastecimento e escoamento dos produtos. Também foi pensada uma conexão entre a loja existente e a nova área de atendimento, aos novos sanitários e à boutique de produtos exclusivos da casa.

O pátio interno, que agora abriga a nova área de atendimento, é um respiro no centro do arranjo, um clássico pátio central que transporta o usuário a uma nova percepção espacial: se na antiga edificação o tema existente era o de um certo aspecto bucólico francês, o novo local sedimenta uma linguagem contemporânea e racional.

Os contêineres marítimos utilizados são provenientes de descarte, poupando quase 40 toneladas de aço cortén. O arranjo das peças foi orientado para que houvesse o mínimo de intervenção necessária à estruturação, considerando que os pontos de apoio dos contêineres podem ocorrer apenas nos cantos. Nos demais pontos foram estudados reforços estruturais escondidos no isolamento térmico das vedações.

Mais detalhes sobre o projeto, Vale o Clique!

Via ArchDaily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.