quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Severiano Mario Porto falece de Covid-19




Faleceu hoje, 10 de dezembro, Severiano Mario Porto. Com 90 anos de idade, o arquiteto veio a óbito às 11h da manhã desta quinta-feira, vítima de coronavírus. O sepultamento ocorrerá amanhã, 11 de dezembro, no cemitério Parque da Colina, em Niterói-RJ. Respeitando as indicações de distanciamento social, o velório será aberto apenas à família.

Nascido em Uberlândia em 1930, aos cinco anos de idade Severiano muda-se com a família para o Rio de Janeiro. Em 1954 forma-se pela Faculdade Nacional de Arquitetura – FNA, da Universidade do Brasil. O conjunto de sua obra foi premiado em 1985 pela Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires. Em 1987 é reconhecido internacionalmente, sendo eleito o homem do ano pela revista francesa L'Architecture d'Aujourd'hui.

A obra de Severiano Porto, sobretudo os projetos desenvolvidos em Manaus, é marcada pela presença de um regionalismo eco-eficiente, no sentido de uma aplicação sempre renovada dos princípios de conveniência e economia tradicionais da cultura local amazonense.

Uma anedota que mostra um pouco do espírito de Severiano é a história de seu carro que trazia em destaque um adesivo do IAB com a frase “a natureza cria, o arquiteto transforma”. Contestando a afirmação, o arquiteto rasurou severamente a palavra “transforma”, sobrepondo a ela o termo “INTEGRA”. Para Severiano Porto, o arquiteto integra.

Via ArchDaily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.