terça-feira, 10 de novembro de 2020

Biblioteca tem design futurístico e terraço com vista para o mar na China

Sentar para ler um livro já é, por si só, uma experiência relaxante. Entretanto, este momento pode ficar ainda melhor com uma vista exuberante para o mar. A empresa de arquitetura e design chinesa MAD Architects apostou neste conceito ao projetar uma nova biblioteca na costa de Haikou, na ilha de Hainan, na China. O edifício, que está em construção, será um espaço mutifuncional e foi pensado para que os visitantes possam fugir da agitação da vida urbana para ler, desfrutar da paisagem e assistir apresentações ao ar livre.


A biblioteca, denominado Wormwhole Library, é uma referência a um conceito físico chamado "buraco de minhoca", que sugere um túnel que transcende o tempo e o espaço. A ideia se estende ao design do edifício, que possui uma série de túneis e cavidades utilizadas como janelas circulares. Além de ter uma proposta futurística, a cor branca utilizada na parte externa do prédio faz com que o edifício se encaixe na paisagem por conta do tom claro da areia da praia.

O edifício de dois andares terá uma biblioteca com capacidade para 10.000 livros que será construída ao redor de uma sala de leitura central. Além disso, o espaço incluirá uma área de recepção, um café, um escritório, uma sala de leitura infantil em formato de túnel e um bloco destinado para banheiros, chuveiros e bicicletários. No andar superior, haverá um terraço com vista para o mar que também poderá ser utilizado como local de leitura.

Além de tornar o design do espaço mais atrativo, as curvas das paredes e os terraços de vidro utilizadas melhoram a ventilação da biblioteca. Já o telhado também foi pensado para garantir o conforto dos visitantes e assegurar que o local mantenha temperaturas confortáveis. Por conta disso, o edifício ganhou uma proposta sustentável que prioriza a economia de energia.

Para garantir precisão na construção, o edifício utilizará placas de concreto moldadas por meio de uma impressora 3D. Além disso, máquinas com a tecnologia CNC (comando numérico computadorizado) também estão sendo utilizadas na construção. O projeto está previsto para ser concluído em 2021. 

Via Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.