quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Novo arranha-céu em Singapura incorpora uso extenso de plantas nas varandas




Seguindo a tendência de edifícios residenciais com muito paisagismo nas varandas, o estúdio de arquitetura britânico Heatherwick Studio revelou seu projeto para um arranha-céu de 20 andares em Singapura que promete ser um "contraponto às torres de vidro e aço onipresentes". Com 104,5 metros de altura, o projeto, chamado EDEN, tem como característica principal a presença intensa de plantas nas varandas e, consequentemente, na fachada do edifício.

O projeto foi propositalmente pensado para se destacar em meio à arquitetura contemporânea da cidade de maneira mais sustentável. O EDEN será composto por 20 apartamentos, cada um ocupando um andar inteiro. Cada imóvel terá quatro quartos, e o ponto central da residência será um living conectado a uma varanda extensa com muitas plantas. Duas varandas menores também serão acessíveis a partir da área social e outras estarão presentes, ainda, nos quartos principais. 

Todas as varandas são feitas a partir de concreto polido, para contrastar com o terroso usado na fachada do edifício. Outro destaque interessante é que os espaços externos terão formato de conchas! A forma foi escolhida para melhor acomodar o solo e a drenagem para as plantas, além de acrescentarem um toque orgânico às fachadas.

O grande ponto do projeto, segundo o estúdio, é garantir que os moradores sintam-se conectados à cidade e ao ambiente exterior. Por isso, o projeto prevê uma série de recursos para garantir que as varandas sejam usadas, já que elas oferecem a possibilidade de uma vista 270º e também possibilitam uma ventilação cruzada natural para o imóvel.

EDEN é o primeiro projeto residencial do Heatherwick Studio, que também assina parte dos interiores dos apartamentos. Os profissionais optaram por materiais naturais, como pisos de madeira. O estúdio também assina as pias e banheiras dos lavatórios.

O projeto pode ser visto no contexto de uma tendência cada vez mais intensa de uso de paisagismo em edifícios residenciais em Singapura. A incorporação de grandes áreas verdes em apartamentos também tem sido destaque em projetos residenciais na China e Austrália. Porém, o uso de plantas de grandes dimensões e em grandes quantidades nas varandas também impõe seus desafios: como você viu em Casa Vogue, as plantas utilizadas em um residencial chinês recém-construído acabaram gerando uma infestação de mosquitos no local e impedindo a mudança dos novos moradores. 

Via Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.