domingo, 15 de setembro de 2019

Oficina de mel funciona em estrutura apoiada por pilares de concreto

Na paisagem rural do norte brasileiro, uma construção branca com linhas firmes se destaca no horizonte. Situada em Canaã dos Carajás, município paraense conhecido pela intensa mineração, a estrutura abriga uma oficina para apicultores da região.

O edifício projetado pelo Estudio Flume faz parte de uma estratégia socioeconômica e ambiental que tem como objetivo desenvolver um negócio local autossustentável, a fim de ajudar na recuperação da floresta tropical desmatada e explorada.

A Casa do Mel, desenvolvida em parceria com a associação canaãnense de apicultores, funciona como espaço de trabalho para processar o mel coletado por uma cooperativa de 53 produtores.

Soluções sustentáveis e acessíveis tornaram a edificação econômica e ambientalmente correta. O terreno irregular passou de obstáculo a aliado da arquitetura. Ao invés de fazer grandes movimentações de terra para nivelar o declive longitudinal de sete metros, a estrutura foi apoiada sobre pilares de concreto.

O clima local foi determinante para a concepção da casa. A orientação da construção prioriza o conforto térmico e a iluminação natural. Os espaços permanentes, como a sala de processamento de mel e o contêiner, estão localizados voltados para o leste, assim se beneficiam da luz solar matinal.

A fachada com elementos vazados possibilita a ventilação cruzada e regula os níveis de luz interna, auxiliando na manutenção de um ambiente saudável. Telas mosquiteiras envolvem as aberturas.

O teto com camada dupla; uma laje de cobertura e uma estrutura de madeira com telhas metálicas; e a separação do piso do solo são os principais responsáveis pela criação dos colchões de ar que ajudam na manutenção do conforto térmico.

Estratégias sustentáveis também são incorporadas pelo projeto, como o círculo de bananeiras (método usado para o tratamento de águas residuais e prevenção da contaminação do solo), o biodigestor e a coleta de água de chuva.

Via Casa Abril


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.