segunda-feira, 23 de setembro de 2019

3ª Bienal de Arquitetura de Chicago questiona a ocupação do espaço público

De 19 de setembro a 5 de janeiro de 2020 acontece a 3ª Bienal de Arquitetura de Chicago. Com o tema "...E outras histórias", o maior evento de arquitetura da América do Norte reúne mais de 80 colaboradores internacionais de 22 países ao redor do mundo, incluindo Theaster Gates, MASS Design Group, RMA Architects e Wolff Architects. Em coordenação com a exposição principal no Chicago Cultural Centre, mais de 50 locais e 100 organizações parceiras em toda a cidade realizam uma série de eventos, performances e exposições independentes.

Com direção artística de Yesomi Umolu e curadoria da educadora Sepake Angiama e do arquiteto brasileiro Paulo Tavares, a terceira edição da Bienal explora a forma como a arquitetura molda e é moldada pela cultura, história e natureza em todo o mundo, questionando a ocupação do espaço público.

Desenvolvida por meio de uma pesquisa, esta edição aborda a potência do espaço, da arquitetura e do mundo natural, relacionados a quatro áreas de investigação: "No Land Beyond", que se inspira nas abordagens indígenas da natureza, ecologia e paisagem que transcende a propriedade; "Appearances and Erasures", que explora memórias compartilhadas e contestadas em consideração a monumentos, memoriais e histórias sociais; "Rights and Reclamations" e "Common Ground", que enfatizam aspectos de direitos e finalidade cívica na prática arquitetônica.

Os colaboradores selecionados pela equipe de curadoria da Bienal apresentam trabalhos que refletem sobre arquitetura no que se refere a questões sociais, políticas e ambientais em todo o mundo, incluindo questões sobre propriedade e habitação social, divisão de recursos naturais e sistemas de poder e direitos civis. Mais detalhes, Vale o Clique!

Via Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.