

Como bem colocam os arquitetos do gmp, a cidade de Frankfurt tem incentivado o desenvolvimento de projetos de construção em madeira, uma solução rápida, ambientalmente correta e de alta qualidade. Além disso, o sistema modular pré-fabricado é capaz de reduzir o tempo de construção em até 60% em comparação à métodos mais convencionais. Neste projeto em Frankfurt, por exemplo, todo o planejamento começou à apenas 24 meses, ou seja, dois anos atrás. Ao longo deste período, o projeto foi desenvolvido, a estrutura pré-fabricada, transportada para o local e finalmente, instalada. A cerimônia de inauguração foi realizada ainda no canteiro de obras, uma vez que a escola já deve começar a operar dentro dos próximos meses, inaugurando o calendário acadêmico 2019/20. A Holzhausenschule e o Ginásio Adorno - uma escola de ensino médio e uma de ensino fundamental, respectivamente - irão dividir a estrutura de madeira concebida e construída pelos arquitetos do gmp, um edifício composto por mais de 350 módulos pré-fabricados inteiramente em madeira.
As duas instituições - simetricamente projetadas - foram implantadas em um grande bloco norte-sul com dois jardins interiores, com a escola de ensino médio à leste e a escola de ensino fundamental à oeste. Ambas estruturas compartilham os mesmos escritórios administrativos, localizados no térreo da ala central que divide o grande pátio da escola. Os acessos encontram-se junto a fachada norte do edifício, encaminhando os alunos até o principal núcleo de circulação, responsável por conectar todas as áreas do programa da escola. Conforme solicitado pelo cliente, espera-se que o edifício seja utilizado temporariamente por um período de cinco a dez anos, até que a expansão permanente da escola seja concluída. Embora concebido apenas como uma estrutura temporária, o edifício da escola atende aos mais altos padrões de energia: o consumo previsto é de até 30% abaixo dos valores prescritos pela atual Portaria de Economia de Energia da Alemanha (EnEV).
Com a implantação norte-sul, todas as salas de aula encontram-se orientadas para as áreas mais tranquilas do campus, localizadas à leste e oeste, e também para os pátios internos, que passam a ser o principal espaço de encontro e socialização - conectando-se plenamente no nível térreo do edifício. Formalmente, a madeira dá ao edifício uma aparência natural, complementada por uma profusão de diferentes cores de pisos que mudam de andar para andar, facilitando assim a orientação dos alunos e a identificação com o novo edifício da escola.
Via ArchDaily
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.