quarta-feira, 19 de junho de 2019
Arqueólogo leva 36 anos para montar maquete precisa da Roma Antiga
Pouco ficou em pé do que um dia fo Roma, há milhares de anos, quando era a cidade mais poderosa do mundo. O arqueólogo italiano Italo Gismondi conseguiu colocar em pé, com muita precisão, a paisagem antiga da Roma no século 4 d.C., na época de Constantino I, quando a cidade atingiu seu maior tamanho.
Foram 36 anos de trabalho minucioso e dedicado. Isto é, três vezes mais do que o Coliseu demorou para ser construído à sua época. Foi encomendada em 1933 por Mussolini para comemorar o nascimento de Augusto (63 a.C.). Usando um mapa feito por Rodolfo Lanciani, de 1901, Gismondi foi capaz de completar o núcleo principal em 1950. As outras partes foram sendo construídas depois, até a maquete ser finalizada em 1971. E hoje é conhecida como uma das referências mais importantes da Roma Antiga.
A maquete está em exposta no Museu da Civilização Romana, e é conhecida como o Plastico di Roma Imperiale. Feita em gesso, está em uma escala de 1:250 e tem pouco mais de 16 metros de comprimento. Foi usada por Ridley Scott para filmar algumas cenas do filme O Gladiador.
Vale o Clique!
Via Engenharia É
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.