O estádio Al Janoub, que receberá jogos de futebol da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, foi inaugurado na última semana. Esse é o primeiro a ficar pronto entre os encomendados para as partidas. Durante festa de abertura, a arquiteta Zaha Hadid (1950 - 2016), que assinou o projeto ao lado de Patrik Schumacher, chegou a ser homenageada.
A estrutura está localizada na cidade de Al Wakrah, a 23 quilômetros ao sul de Doha. Ele tem um telhado de tecido operável e tecnologias de refrigeração preparadas para as altas temperaturas no verão.
Segundo a descrição do projeto, o design deveria refletir a herança marítima da região, em particular, o dhow - um barco tradicional. O desenho é uma abstração dos cascos de barcaças virados de cabeça para baixo e amontoados de forma que ofereçam sombra e abrigo.
O estádio foi inaugurado no último dia 16 em uma cerimônia que contou com homenagem a Zaha. Seu rosto apareceu dentro de uma bola de vidro posicionada no centro do campo. A profissional vencedora do Pritzker morreu em 2016, aos 65 anos, em Miami (EUA), vítima de um infarto.
Via Casa Vogue
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.