A arquiteta mexicana Rozana Montiel venceu o Global Award for Sustainable Architecture 2019, juntamente com Werner Sobek, Ersen Gürsel, Ammar Khammash e Jorge Lobos. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 13 de maio deste ano em Paris, França.
O prêmio foi criado pela arquiteta e acadêmica Jana Revedin em 2006 e reconhece anualmente cinco profissionais da arquitetura que contribuíram para um desenvolvimento mais justo e sustentável, oferecendo abordagens inovadoras e participativas para atender às necessidades das sociedades.
Dentro desta linha, o trabalho mais recente do escritório de Rozana Montiel se concentra na mesma participação social que tem sido reconhecida por vários prêmios nacionais e internacionais. Diz a arquiteta:
Nossos projetos propõem espaços para uma gestão social resiliente; a ocorrência desses espaços pode ser o resultado de um "estar junto" ou não. O que importa em uma proposta arquitetônica que pretende criar lugares é oferecer espaços para o livre gerenciamento, produzir horizontes de interação que permitam aos participantes negociar abertamente seus próprios limites naquele espaço comum. A ativação do espaço público torna mais fácil para um grupo reconhecer o que eles "são juntos" e o que não são, construir a comunidade fornecendo fóruns para a discussão aberta dos problemas existentes. O bem de uma comunidade pode ou não depender de "estar juntos", mas o ponto de partida para o diálogo é sempre um espaço em comum.
Via ArchDaily
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.