Contemporary European Architecture ATLAS from Fundacio Mies van der Rohe on Vimeo.
Esta publicação é o último projeto editorial da Fundação Mies van der Rohe e combina ensaios, fotos, desenhos, gráficos, histórias e mais histórias através dos quais se pode obter uma visão crítica do panorama arquitetônico europeu, seguindo a própria configuração da União Europeia através das mudanças e desafios que foram enfrentadas em um mundo globalizado.
Hoje, passados 30 anos da primeira edição do Prêmio, o tempo e a quantidade de obras indicadas permitem observar e analisar este conjunto de imagens no grande ATLAS da arquitetura europeia contemporânea. Como resultado deste processo, pessoas envolvidas durante muitos anos no Prêmio foram convidadas a escrever suas reflexões. Diane Gray e Dietmar Steiner explicam a história do Prêmio e sua evolução a partir do seu compromisso direto. "As pessoas precisam saber que as ideias [por trás de cada obra de arquitetura] facilitam e enriquecem seu dia a dia", afirma Diane Gray, coordenadora do Prêmio de Arquitetura Contemporânea Europeia - Prêmio Mies van der Rohe de 1988 a 2013.
A configuração urbana a partir do espaço público é analisada pelo crítico de arquitetura Hans Ibelings. Os arquitetos Zaida Muxí e Josep Maria Montaner contribuíram ao ATLAS com um artigo sobre moradias coletivas. "Surpreende que nestas 14 edições foram indicadas 418 moradias unifamiliares frente aos 251 exemplos de moradias coletivas" destacam os arquitetos. Por outro lado, o doutor em geografia Francesc Muñoz aplica no seu texto uma visão territorial que leva em conta as mudanças políticas, sociais e geográficas europeias.
Para mais detalhes, Vale o Clique!
Via ArchDaily
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.