quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

"Aqui podia ter poesia" - Intervenção Urbana









Casal de namorados começou a iniciativa com um cartaz, criou uma página no Facebook que divulga poetas. Rafaela Vieira é designer. Thiago Funk estuda medicina, mas gosta de escrever. O casal de 23 anos se conheceu em 2009 e agora encontrou uma forma de juntar o que os dois gostam de fazer. Eles criaram o projeto “Aqui podia ter poesia”, que propõe intervenções urbanas, mantém uma página com doses diárias de poesia no Facebook.

“Nós temos a visão de que hoje o mundo é muito visual. A poesia perde espaço porque é uma coisa muito crua: palavras”, diz Thiago, o poeta do casal. O know-how em deixar as coisas mais atrativas visualmente, que Rafaela traz do design, cria uma porta de entrada para o conteúdo da poesia. Um exemplo são os poemas publicados na página do Facebook, vindos de contribuições espontâneas, que são compartilhados em forma de imagens coloridas.

A primeira ação do casal foi espalhar um cartaz com os dizeres “Aqui podia ter poesia” e o site do projeto pela cidade. A partir daí eles já começaram a ter interação com as pessoas, que lhes mandavam fotos - em um banco da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), colaram poemas junto ao cartaz; em outros lugares tiravam o cartaz e colocavam um poema no local. A resposta foi muito bem-vinda, e o cartaz é mais um chamado de atenção. “A poesia não é só o poema em si. Aqui podia ter arte, e muitas vezes tem, é a gente que não vê”, diz Thiago.

Desde então, Rafaela e Thiago têm feito participações em eventos também. O primeiro foi um happy hour do curso de jornalismo da UFSC. Eles colocaram um grande papel pardo na parede com o título “Mural de poesia livre”, canetas ao lado e muito espaço em branco. Sem saber como seria a reação das pessoas, eles foram a um bar e quando voltaram encontraram o espaço todo preenchido. Depois disso já fizeram o mural em outros eventos, como o Sarau Legal, do grupo Palavreado, e fizeram ações especiais como uma árvore de origamis para uma atividade do curso de cinema da UFSC. Para conhecer mais, Vale o Clique!

Via Notícia do Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.