sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Pesquisadores de Universidade de Singapura desenvolvem concreto flexível

Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU Singapore) desenvolveram uma variedade flexível de concreto chamada de ConFlexPave, que além de possuir capacidade de melhorar a flexibilidade, é também mais forte e mais durável do que o concreto tradicional. Trabalhando no NTU-JTC Industrial Infrastructure Innovation Centre (I³C), a equipe criou o material através da introdução de microfibras de polímero na mistura do concreto.

A inovação também permite a produção de lajes pré-fabricadas mais finas, aumentando a velocidade da instalação. Prevê-se que será utilizada em projetos de infra-estrutura nos quais poderá reduzir pela metade a quantidade de tempo necessário em obras de estradas e/ou pavimentos novos, ao mesmo tempo que exige menos manutenção.

O professor do NTU, Chu Jian, co-diretor interino da NTU-JTC I³C, comenta: "Nós desenvolvemos um novo tipo de concreto que poderá reduzir significativamente a espessura e o peso de lajes de piso pré-moldadas, seguindo o sistema "plug-and-play" por esse motivo, é capaz de permitir uma instalação rápida, onde novas lajes de concreto preparadas fora do local poderão facilmente substituir aquelas já desgastadas".

O concreto padrão consiste em uma cura que mistura cimento, água, pedra e areia, a qual gera um material forte, porém frágil e propenso a fissuras. A adição de fibras sintéticas em ConFlexPave remedia esse problema por permitir que o concreto flexione e dobre sob tensão. O produto resultante também tem demonstrado uma acentuada resistência à derrapagem. Mais detalhes, Vale o Clique!

Via ArchDaily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.