domingo, 2 de agosto de 2015

Biblioteca do BdoB.






Mais dois livros da GG fazem parte da biblioteca do BdoB: Quando o Design é Genial e Urbanismo Ecológico.

Confira nossa modesta opinião:





Quando o Design é Genial, é um livro super bacana de leitura dinâmica, clara e objetiva. A autora traz em detalhes a análise de 80 obras de design, falando um pouco sobre os designers, uso de materiais, o contexto histórico na época em que foi desenvolvido e algumas curiosidades super legais sobre os produtos.
 
A ideia central é mostrar porquê cada um desses produtos, dentro de sua particularidade, é um produto genial que se diferencia do senso comum, se torna um produto bem sucedido e referencial para gerações.

Os produtos analisados são bem diversificados, o que torna o livro ainda mais interessante, produtos que vão desde o Alfinete de gancho a uma Câmera Polaroid, da Guitarra Fender à Poltrona Barcelona. Quando o Design é Genial compõe a nova série "Quando é Genial", de quatro livros da Editora GG: Quando a Arte é Genial, Quando o Design é Genial, Quando a Moda é Genial e Quando a Fotografia é Genial. São livros bem compactos, com uma produção gráfica elegante e uma leitura bem tranquila para profissionais da área e também para leigos no assunto.

Urbanismo Ecológico apresenta a temática na ótica da sustentabilidade urbana. O livro sugere a abordagem do urbanismo ecológico como método prático e criativo para enfrentar a realidade da cidade, com suas mudanças climáticas, crescimento acelerado e outros.

Mohsen Mostafavi e Gareth Doherty, editores e organizadores do livro, apostam na consolidação do termo Urbanismo Ecológico, e para atingir esse objetivo, trazem no livro uma série de textos-chave sobre o assunto para facilitar a compreensão do tema, alguns mecanismos para nortear a análise e algumas estratégias já adotadas para aplicar o Urbanismo Ecológico nas cidades. Parte dos artigos presentes no Urbanismo Ecológico foram apresentados em um simpósio que ocorreu em 2009 na Graduate School of Design da Universidade de Harvard. Mohsen Mostafavi e Gareth Doherty, partem de um enfoque interdisciplinar na ótica de arquitetos, planejadores e desenhistas urbanos, teóricos, economistas, engenheiros, artistas e cientistas, entre outros profissionais.

Um livro que vale a pena conferir. Trata-se de uma contribuição importante sobre um tema cada vez mais frequente no âmbito do desenvolvimento e requalificação das cidades, bem como estimular a percepção e crítica dos profissionais incorporando nova ética e estética do meio urbano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.