segunda-feira, 4 de maio de 2015

Casas flutuantes, Holanda

Na Holanda, casas flutuantes são solução para era do aquecimento global. O aumento do nível do mar ameaça áreas costeiras em todo o mundo. Como na Holanda, onde engenheiros e arquitetos desenvolvem projetos pioneiros para permitir que a população viva com a água em vez de combatê-la. As casas flutuantes são a resposta dos holandeses para o aumento do nível do mar e da precipitação pluvial, resultantes das mudanças climáticas. Já hoje, um terço do país se encontra abaixo ou exatamente no nível do mar. E este está subindo: nos próximos 100 anos, 1,30 metro; em 200 anos, até quatro metros. Essas são as previsões dos especialistas da Comissão Delta, do governo de Haia.

Um deles, Pavel Kabat, também pesquisador da Universidade Wageningen, acrescenta que existe ainda a ameaça das assim chamadas "enchentes de dentro": devido à mudança climática global, os rios passam a transportar um volume maior de água. "Diques, apenas, não bastam, precisamos repensar tudo radicalmente. Devemos ver a água não mais como ameaça, mas como uma chance, um desafio", propõe Kabat.

A nova estratégia chama-se "Leven met water": não mais combater a água, mas conviver com ela. Seja no litoral, seja nas bacias dos rios, por todos os lados o antigo inimigo ganha espaço, com a inundação dos pôlderes, criação de bacias de coleta, reabertura dos canais aterrados. Os rios ganharão canais laterais em diversos pontos, seus leitos serão aprofundados, as áreas de vazão, ampliadas, os diques, recuados. Mais detalhes, Confira!

Via Portal Metálica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.