terça-feira, 21 de junho de 2022

Palácio de Versailles na França é convertido em hotel de luxo



Localizado próximo a Paris e símbolo do poder dos monarcas franceses absolutistas, o Palácio de Versalhes começou a ser construído entre 1610 e 1643 como residência rural para os períodos de caça do Rei Luís XIII da França. Com o tempo, a residência foi sendo reformada e aperfeiçoada, até que em 1634 tornou-se em um palacete. Sua transformação em um grande palácio de luxo e ostentação da realeza se dá a partir da regência de Luís XIV, conhecido como o Rei Sol.

No século XIX teve partes transformadas em museu, mantendo também seu status administrativo e sendo palco de importantes eventos da história. O palácio, com seus anexos, salões e cerca de 2.300 cômodos, abriga um enorme museu da história francesa e, muito recentemente, passou a abrigar também um hotel de luxo. 

A proposta do hotel foi reformar o interior de uma parte do palácio, usando como referência a estética da nobreza francesa do século XVIII. Sob a perspectiva do reuso adaptativo, é interessante pensar que um edifício projetado, primeiramente, como repouso da temporada de caça da realeza, transforma-se ao longo de 380 anos em um museu, um hotel e um grande complexo turístico, passando antes disso por um longo período sendo sede administrativa do governo e servindo hoje tanto como espaço de lazer, quanto como espaço educativo.

A proposta de um hotel em Versalhes traz para seu usuário um tanto de história e cultura e também um tanto de fantasia e entretenimento, utilizando-se de um local fundamental na história mundial, principalmente ocidental, como pano de fundo para uma experiência luxuosa, singular e exclusivista.

Para saber mais, Vale o Clique!


Via Archdaily
_______________________________
Editora: Geovana Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.