segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Acervo de Lucio Costa é doado à Casa da Arquitectura em Portugal

Após receber o acervo completo de Paulo Mendes da Rocha em 2020, a Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura, com sede na cidade de Matosinhos, acaba de receber o espólio de Lucio Costa. A doação foi feita pela família do arquiteto e urbanista e abrange cerca de onze mil documentos produzidos entre 1910 e 1998. O arquivo compreende documentos de natureza diversa, como correspondência, artigos de jornais, recortes, revistas, cartazes, fotografias, álbuns de família, postais, mapas, plantas, desenhos e apontamentos nos mais diversos suportes como envelopes, verso de calendários, folhas de rascunho ou cartões de visita. O material é relativo à carreira de Lucio Costa como profissional liberal e como diretor da Divisão de Estudos e Tombamentos do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), hoje Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“É uma honra e uma distinção para a Casa da Arquitectura acolher o patrimônio desta figura ímpar do modernismo”, comentou o Presidente da Instituição, José Manuel Dias da Fonseca. Destaca-se no espólio projetos como o Plano Piloto de Brasília, com textos e desenhos pré-concurso e os elementos depois entregues por Lucio Costa, mas também a Casa do Brasil, em Paris, o Jockey Club no Rio de Janeiro, o Museu das Missões, o Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova Iorque, entre outros.

 “Esta doação reveste-se de uma enorme responsabilidade e compromisso da Casa da Arquitectura para tratar, arquivar e promover o estudo de tão notável espólio", disse Nuno Sampaio, Diretor-executivo da Casa da Arquitectura. Destacam-se do conjunto documental, cinco cadernos de anotações e esboços, num total de 305 páginas, que documentam as viagens de Lucio a Portugal, em 1948 e 1952. O acervo que encontra novo lar em Portugal é composto e organizado segundo os seguintes temas: referências pessoais, projetos, obra escrita, correspondências, registos fotográficos, publicações, trabalhos acadêmicos sobre o arquiteto e demais atividades (ensino, patrimônio histórico e artístico nacional, congressos e conferências, desenho e pintura).

Para saber mais, Confira!


Via: Archdaily 
Editora: Carolina Tomazoni Siniscarchio



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.