segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Dia Mundial da Arquitetura 2021: ação urbana para um mundo sustentável

Comemorado na primeira segunda-feira de outubro, o Dia Mundial da Arquitetura foi criado pela Union Internationale des Architectes (UIA) em 2005 para "lembrar ao mundo de sua responsabilidade coletiva pelo futuro do habitat humano", e coincide com a data em que é celebrado o Dia Mundial do Habitat, promovido pela UN-Habitat. Neste ano, as duas organizações definiram temas relacionados à melhoria da qualidade de vida e redução dos efeitos da crise climática por meio de ações no ambiente construído.

Enquanto o tema do Dia Mundial da Arquitetura 2021 da União Internacional de Arquitetos é "Meio ambiente limpo para um mundo saudável", o Dia Mundial do Habitat da UN-Habitat anunciou "Acelerando a ação urbana para um mundo livre de carbono" como tema. Segundo Andreea Cutieru, editora do ArchDaily, "os seguintes temas refletem uma recente mudança de perspectiva que foi desencadeada no ano da pandemia, seja sobre como trabalhamos, onde escolhemos viver, como pensamos o turismo ou o ritmo que caminha a automação."



Acelerando a ação urbana para um mundo livre de carbono: O Dia Mundial do Habitat 2021 reconhece que "as cidades são responsáveis por cerca de 70% das emissões globais de dióxido de carbono, com transporte, edifícios, energia e gestão de resíduos sendo responsáveis pela maior parte das emissões urbanas de gases de efeito estufa." Embora a maioria dos governos, organizações e comunidades concordem que ações ambiciosas, globais e colaborativas devam ser desenvolvidas para diminuir a crise climática, o conteúdo dessas ações – e quem deve agir – não é tão claro. Arquitetos e designers abraçaram este desafio, ponderando seus papéis e explorando suas próprias abordagens práticas. Novas linguagens e tecnologias da arquitetura: Metaverso, cyberpunk e solarpunk são alguns dos novos conceitos que mapeamos este ano, alimentando novas linguagens da arquitetura para um mundo onde a pandemia normalizou o trabalho remoto e os encontros virtuais. Esses conceitos, juntamente com a consolidação da automação, domótica, buildtech e impressão 3D, estão expandindo o debate sobre como o mundo digital pode evoluir. Materiais locais: Segundo Diego Hernández, diretor criativo do ArchDaily, "como podemos ajudar a reduzir as emissões de nosso campo por meio da prática projetual? A história nos mostra que existem muitas técnicas construtivas e que o uso de materiais locais tem se mostrado sustentável ao longo do tempo. Nesse sentido, a tecnologia e o conhecimento podem nos ajudar a aprimorar esses tipos de técnicas para que sejam duráveis e economicamente viáveis no mundo de hoje. Quanto podemos aprender com a arquitetura vernacular? A partir de uma perspectiva crítica, devemos discutir quais são as melhores opções e em quais casos a arquitetura deve ser mais local do que global". Para saber mais, Confira!
__________________________

Via: Archdaily Editora: Carolina Tomazoni Siniscarchio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.