sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Construir mais prédios torna a cidade mais cara?



Há um argumento de que prédios novos atraem moradores com maior poder aquisitivo que, por sua vez, estimulam a abertura de lojas e restaurantes caros, sinalizando aos proprietários de imóveis que eles podem cobrar mais pelo aluguel. Por isso, a construção civil seria um fator que desencadeia a substituição da população de um bairro por outra de maior poder aquisitivo — a temida gentrificação.

No entanto, economistas renomados como Edward Glaeser defendem há anos que precisamos aumentar a quantidade de moradias para que elas se tornem mais baratas. Afinal, quando muitas pessoas disputam um número limitado de residências, a tendência é que apenas os mais ricos consigam um lugar para morar. Os pesquisadores Brian Asquith, Evan Mast e Davin Reed analisaram a construção de 50 edifícios residenciais em 11 cidades norte-americanas. A conclusão é que os aluguéis ficam mais baratos no entorno dos novos empreendimentos, ao invés de mais caros como muitos supõem.

Isso não significa que a demanda induzida não contribua para aumentar o preço dos imóveis.A pesquisadora Xiaodi Li, da NYU Wagner e Furman Center, ao analisar o mercado de Nova Iorque, concluiu que novos empreendimentos atraem novos restaurantes, que de fato atendem a uma clientela com maior poder aquisitivo.

Ou seja, é possível que os benefícios da construção de moradias e os problemas causados pela demanda induzida estejam ocorrendo ao mesmo tempo. Porém, o efeito do aumento de moradia parece ser ainda maior, pois ela observou que o preço dos imóveis diminuiu nas quadras vizinhas.

É comum que lançamentos imobiliários tenham um preço por metro quadrado acima da média da vizinhança. Isso acontece porque esses prédios têm instalações novas e plantas adequadas ao perfil dos consumidores.

Embora os edifícios recém-construídos possam atrair moradores mais ricos, esses mesmos moradores liberam espaço em prédios antigos ao trocar de casa. A residência desocupada fica disponível para outras pessoas que gostariam de morar naquele bairro. Este efeito, conhecido como filtragem,é uma das maiores fontes de moradia acessível nas grandes cidades.

Quando um bairro recebe muitos lançamentos, é possível que o custo de moradia na vizinhança aumente, embora as construções novas contribuam para estabilizar os preços na cidade como um todo. Isso é especialmente possível em bairros que já estão atraindo pessoas com maior poder de compra. Nesse sentido, um boom de construção civil é mais consequência do que causa da gentrificação do bairro.

Para saber mais, Vale o Clique!


Via Archdaily
_______________________________
Editora: Geovana Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.