sábado, 5 de dezembro de 2020

Rachaduras ameaçam a Biblioteca Nacional de Oscar Niemeyer: "Risco muito grande"

Projetada por Oscar Niemeyer, a Biblioteca Nacional Leonel Brizola – edifício que integra o Complexo Cultural da República em Brasília – está tomada por rachaduras. A falta de manutenção preventiva ocasinou uma série de fissuras por toda a edificação, informa matéria publicada no jornal Metrópoles.

Identificadas por brigadistas locais no último dia 19, as rachaduras se espalham por todo o edfifício, em especial nas paredes situadas na casa de máquinas dos elevadores e na cobertura. O problema foi alertado à administração do edifício, que recebe, em média, 102 mil visitantes por ano. Uma vistoria foi realizada com o intuito de avaliar os possíveis danos estruturais à edificação. 

Inaugurado em 2008, o espaço é atualmente administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e considerado “o maior centro literário e de estudos do Distrito Federal”. O relatório da vistoria técnica atesta que a edificação tombada pelo Iphan está em "situação de risco muito grande". 

O jornal Metrópoles questionou a Secretaria de Cultura e Economia Criativa a respeito da situação da Biblioteca Nacional. Em resposta, a Secretaria afirmou já ter conhecimento do problema: "nosso arquiteto informou que o problema não é estrutural". Uma segunda visita técnica, realizada desta vez pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), deverá trazer novas informações sobre o estado da obra e possíveis riscos estruturais.

Via ArchDaily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.