quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Livraria infantil de Tadao Ando é pensada como uma "floresta de livros"

O arquiteto Tadao Ando acaba de concluir seu mais novo projeto em Osaka, no Japão. Trata-se de uma grandiosa livraria infantil, com milhares de títulos dispersos por cada detalhe da arquitetura. Conhecido por trabalhos de grande complexidade espacial, o profissional criou um edifício com interior aberto e organizado, onde todas as paredes foram transformadas em estantes e prateleiras.

Pensado como uma verdadeira "floresta de livros" de 800 m², o espaço de três andares reúne títulos de diferentes gêneros que, por sua vez, foram organizados de forma aleatória para instigar as crianças a explorarem o local. Dispostas em quadrados simétricos, as prateleiras resultaram num padrão que se repete em todos os pavimentos da construção e acaba atuando também como um elemento decorativo. Ocasionalmente, elas são interrompidas por janelas ou áreas de circulação.

"Estamos usando uma nova abordagem para levar livros às crianças, apresentando livros de todos os gêneros , de uma maneira que todos poderiam ser desfrutados de maneira neutra e indiscriminada", explica o arquiteto ao Designboom.

Apesar do projeto estar finalizado, sua inauguração para o público foi adiada por conta da pandemia do novo coronavírus. A nova data de abertura ainda não foi divulgada.










Via Casa Vogue 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.