quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Eduardo Bilemjian - Goiânia Foto

Imagem 01: Eduardo Bilemjian.






Nascido em Aintap, antiga Armênia, no ano de 1907, Eduardo Bilemjian aprendeu a fotografar aos 15 anos. Inicialmente morou em São Paulo, logo após sua chegada ao Brasil em 1926.









Imagem 02: Cartaz de anunciação de Goiânia.





Em 1935, decidiu vender tudo o que possuía em São Paulo e vir para a nova cidade em construção, Goiânia, após ver um cartaz na Estação da Luz sobre a nova capital de Goiás.






Imagem 03: Antiga residência de Pedro Ludovico Teixeira, atual Museu Pedro Ludovico.




O fotógrafo retratou momentos históricos que abordavam desde o dia a dia dos moradores da cidade, até importantes construções arquitetônicas no estilo Art Déco.

Imagem 04: Assinatura do Decreto n° 1816 que transferiu definitivamente a Capital do Estado de Goiás para Goiânia.




Sabendo da importância de suas fotografias como registro do início da habitação da nova capital, Eduardo Bilemjian procurou Pedro Ludovico, que na época era interventor do Estado de Goiás para o financiamento de um álbum fotográfico da construção de Goiânia, porém o pedido foi recusado.

Sabemos da crescente importância que se tem de preservar memórias. Estruturas como museus, por exemplo, tornam-se indispensáveis para abrigar essas memórias e assim, não serem esquecidas pelas próximas gerações. A população cada vez mais inserida e presente nas mídias sociais, possibilitou que trabalhos, como o do fotógrafo Eduardo Bilemjian, sejam apresentados com facilidade de acesso e aprendizado. Sendo assim, foi criado um perfil para o acervo do primeiro fotógrafo de Goiânia, que leva o nome do ateliê de Bilemjian criado em 1935: Goiânia Foto (Instagram: @goianiafoto) Vale o clique!

Editor___________________________________
Heitor Rocha


Referências_______________________________ Goiânia Foto. Disponível em <https://www.goianiafoto.com.br>
Imagem 01: https://www.goianiafoto.com.br/sobre Imagem 02: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/conhecimentos-gerais-historia-de-giania-e-do-estado-de-goias/ Imagem 03: https://www.instagram.com/p/BvDWH0un_IL/?igshid=ehfhvvha5q8f Imagem 04: https://www.instagram.com/p/BdOXwUAnVn5/?igshid=sm49hlpzwppn https://www.goianiafoto.com.br/sobre https://peoplepill.com/people/eduardo-bilemjian/ https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Bilemjian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.