sexta-feira, 22 de maio de 2020

Escritório de arquitetura se reinventa para enfrentar a pandemia

É inegável que o mundo inverteu completamente o espaço físico que costumava permanecer. Antes da pandemia passávamos mais tempo no trabalho ou na rua. A casa era simplesmente o local que íamos pra descansar. Logicamente se temos que permanecer mais tempo em casa, passamos a analisar e valorizar mais o lugar que habitamos. Diante desse cenário, o escritório de arquitetura Studio.CO em Goiânia conseguiu se reinventar e oferecer consultorias acessíveis e projetos compactos para os clientes. “Por conta do isolamento social, muitas pessoas têm buscado melhorar o ambiente de casa e tornar o home-office mais agradável”, explica a arquiteta Manuela Maciel Trezze, 26, sócia do escritório de Goiânia.

Funcionando há aproximadamente dois anos, o escritório de arquitetura oferece quatro pacotes de serviços variados, que vão de projetos a consultorias de renovação do ambiente. “Já tínhamos consultorias para ambiente. Agora estamos focados em fornecer melhorias para home-office”, comenta Manuela. A arquiteta explica ainda que dentro desses pacotes existem opções com soluções simples, possíveis de serem feitas pelo próprio cliente.

Quanto ao faturamento, a arquiteta afirma que teve queda de projetos maiores, residenciais, mas que tem ganhado em consultorias. “O ramo de construção demanda investimento alto. Muitas vezes é um investimento de uma vida, mas em contrapartida trouxe uma procura maior para as consultorias econômicas e mais rápidas”, explica Manuela.

A arquiteta conta que a empresa surgiu do sonho de duas amigas que veem a arquitetura como sinônimo de qualidade de vida e que por isso deveria chegar a todas as pessoas. Daí veio a ideia de investir em consultorias também como forma de ampliar o número de clientes. “É preciso acabar com essa história de que arquitetura é coisa de rico. Uma das ferramentas mais eficientes para reduzir os custos de um projeto é a criatividade, cabendo ao arquiteto achar as soluções mais eficientes para cada caso”, comenta Manuela.

Com a pandemia, uma das novidades foi o uso maior de recursos visuais para conseguir os projetos. “Nem todos os clientes conseguem ler plantas ou vistas, daí estamos intensificando os vídeos das plantas e descrições das modificações detalhando os efeitos e sensações que provocam”, explica Manuela. A arquiteta lembra ainda que projetos arquitetônicos transformam e melhoram ambientes influenciando diretamente seus usuários. “Pode aumentar a produtividade em escritórios, incrementar vendas em comércios, fidelizar clientes em bares e restaurantes e melhorar o conforto em ambientes residenciais”, explica Manuela.

Para o futuro, Manuela acredita que o contato físico ou virtual continuará sendo fundamental para o sucesso do negócio. Ela comenta que está se comunicando até mais do que normalmente era feito presencialmente. “Com as vídeo chamadas estamos estreitando ainda mais os laços de confiança com os clientes. São inúmeras ligações e reuniões virtuais”, afirmou.

Antes de montar o negócio as sócias fizeram duas consultorias no Sebrae. “Numa das consultorias nos foi apresentado um software do plano de negócios do Sebrae e durante o processo foi muito importante para a consolidação da empresa, até mesmo para enfrentar essa crise que estamos vivenciando”, explicou Manuela. Além disso, a arquiteta comenta que sempre que pode participa de seminários locais, ciclos de palestras e outros. “Esses conhecimentos nos ajudam desde o posicionamento da empresa até o contato com cliente, ações de marketing e a própria abertura do escritório”, finalizou.

SERVIÇO:
Studio.CO Arquitetura
www.studiocolabarquitetura.com
@studiocolab.arquitetura (instagram)
Tel: (62) 98118-7545 / (62) 99244-9089

Via Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.