
Segundo o escritório de arquitetura Perkins + Will, com sede em Chicago, o trabalho é inspirado no estilo de pintura chinesa shan shui, onde predominam os cenários naturais, em especial montanha e água. Não à toa, o museu será localizado ao pé da “Montanha Leão”, um parque histórico e natural, e ao lado do Lago Shishan.

Ambientes do museu

O espaço é projetado para ter sistemas de pavimentação permeáveis. Além disso, a água da chuva será direcionada para as plantações e filtrada naturalmente. Os telhados verdes vão contribuir para atenuar o efeito da ilha de calor e captar as águas pluviais.
Será também criado zonas úmidas, onde haverá um pequeno arquipélago de jardins filtrantes de água. Esse projeto ajudará a melhorar a qualidade da água do lago Shishan.
No térreo, onde o museu encontra o lago, as passarelas pedestres serpenteiam estas zonas úmidas. A ideia é que seja um espaço ao ar livre onde crianças e adultos vão aprender sobre a purificação de água, gerenciamento de águas pluviais e vida sustentável.
Escritório modelo
“Nosso design reconhece a importância de Suzhou na história comercial da China e ressalta seu papel na vanguarda do surgimento do país como líder de tecnologia e inovação. O museu também se inspira no ambiente natural que a rodeia”, afirma Ralph Johnson, diretor de design global da Perkins + Will.
Inclusive, a própria empresa Perkins+Will tem o compromisso com a sustentabilidade. Com mais de 20 escritórios espalhados pelas grandes capitais do mundo, todos são projetados conforme os padrões LEED Platinum.
Via Ciclo Vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.