Cientistas da Faculdade de Engenharia da Universidade Drexel estão trabalhando em um material especial supercondutor, chamado MXene, que logo poderá fornecer carga instantânea para baterias de celular.
O MXene não é um material novo, mas apenas recentemente as pesquisas em andamento sobre a substância (que é semelhante ao grafeno) estão começando a fechar a lacuna entre conceito e realidade.
O Dr. Yuri Gogotsi, que lidera o time de pesquisa, explica o conceito do material:
"Nós demonstramos o carregamento de eletrodos MXene finos em dezenas de milissegundos. Isso é possível pela alta condutividade eletrônica do composto, o que abre caminho para o desenvolvimento de dispositivos de armazenamento de energia ultrarrápidos que podem ser carregados e descarregados em segundos, mas que conservam muito mais energia do que os supercondensadores convencionais."
O pesadelo do celular sem bateria quando mais precisamos tem previsão de término para o ano de 2020. Mas a criação de uma bateria de carga instantânea profetiza um cenário que vai além do celular, podendo ser implementado em diversos dispositivos, como notebooks ou carros elétricos, por exemplo. Aguardemos ansiosamente a mágica acontecer.
Via B9
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.