Desde o último dia 7 de fevereiro que o Metropolitan disponibilizou 375 mil imagens em alta qualidade de obras de arte pertencentes ao seu acervo. Basta acessar o site do museu para poder mergulhar nesse sem fim de grandes trabalhos da história da humanidade. Além das imagens, diversas informações a respeito de cada trabalho também foram disponibilizadas. As obras podem ser procuradas em um serviço de busca no site.

O museu de arte nova-iorquino Metropolitan, definitivamente um dos maiores e mais importantes museus do mundo, acaba de aderir a esse tipo de licenciamento.
O mais bonito do gesto do museu é que as imagens foram licenciadas sob o símbolo do “Creative Commons 0”, implicando que não há qualquer restrição de uso para as imagens disponíveis. A ideia é permitir que pessoas que não possam ir fisicamente até o museu também tenham acesso ao acervo, mas o significado real vai muito além.
Um museu da importância do Metropolitan liberar seu acesso abre espaço para que muitos outros museus façam o mesmo – e com isso, quem sabe, o conhecimento possa sair das paredes burocratas para voltar a circular pelo ar, feito um maravilhoso e incurável vírus que nós desejamos contrair.
Via Hypeness
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.