quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Barragem de Mariana não tinha projeto executivo

A barragem do Fundão, em Mariana,  foi executada sem projeto executivo, segundo apurações do Ministério Público de Minas Gerais reveladas pelo programa “Fantástico”, da TV Globo, em sua edição de 17/01/2016, com base em documentos obtidos com exclusividade. Os documentos mostram que a combinação de diversos fatores ocasionou o rompimento da barragem em novembro de 2015. Trata-se da maior tragédia ambiental já registrada no país, que deixou 17 mortes e dois desaparecidos.

O primeiro fator apurado pode ser considerado decisivo para os demais: em 2007 a Samarco obteve autorização para iniciar a barragem sem apresentar o projeto executivo, “uma espécie de plano de vôo com todos os detalhes técnicos”, como  descrito pela repórter Cristina Serra.

Documentos do processo de licenciamento mostram que a empresa entregou apenas dados básicos, que mesmo assim foram considerados suficientes pela Fundação Estadual do Meio Ambiente na época. Essa falha permitiu que processo seguisse sem estudos  geológicos-geotécnicos, essenciais para se assegurar a segurança da futura estrutura.  Os documentos também indicam que desde 2013 a Samarco sabia que a barragem estava em risco. Confira!

Via CAU/GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.