Um volume cúbico em tons terrosos, levemente desconstruído por varandas limpas, aberturas retangulares e elementos vazados, marca o projeto do escritório global David Chipperfield Architects para o MMPVA - Marrakech Museum For Photography and Visual Art, em Marrakech, no coração do Marrocos.
Localizado na parte oeste da cidade, o museu será construído ao lado do Jardim de Menara – importante monumento nacional erguido no século XII – e pretende ser o maior museu independente totalmente dedicado à fotografia do mundo.
O edifício de aproximadamente seis mil metros quadrados contará com galerias, teatro, café, livraria, espaços públicos e estabelecimentos de ensino e receberá uma coleção permanente de fotografias – que datam do século XIX até os dias de hoje – além de um programa regular de exposições de arte contemporânea. Como um dos destaques do projeto e ponto central do museu, um grande átrio abrigará um espelho d’água retangular no térreo e será coroado por um jardim com diversas espécies de plantas e flores características do deserto no terceiro pavimento.
“Com uma programação rica em exibições e trocas culturais e educacionais, o MMPVA será a primeira instituição do tipo no continente africano, ampliando a experiência artística entre fronteiras culturais nessa região e ajudando a disseminar a compreensão e a tolerância”, disse um porta-voz do escritório. Recentemente, David Chipperfield foi laureado com o importante Praemium Imperiale – concedido anualmente pela Associação Japonesa de Arte –, que reconhece nomes nas áreas de pintura, escultura, arquitetura, música, teatro e cinema. Confira!
Via ArqBacana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.