O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, vinculado ao
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tombou o edifício sede do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo (IAB-SP). A decisão unânime foi realizada em reunião em Brasília.
Para o presidente do IAB-SP, José Armênio de Brito Cruz, o tombamento é mais um importante passo no sentido da viabilização do restauro do edifício. Além disso, o IAB destacou que “a motivação para o tombamento federal está respaldada em valores históricos, visto que o imóvel é representativo da trajetória e elemento de afirmação da arquitetura moderna brasileira, bem como da profissão de arquiteto, representada pelo papel desempenhado pelo IAB. Há também os valores artísticos do edifício, como bem de destaque da arquitetura moderna, já reconhecido no meio técnico e acadêmico.”
Em 1946, três anos após sua criação, o IAB-SP realizou concurso público nacional de arquitetura para a escolha do projeto de sua sede. O júri, composto por Oscar Niemeyer, Firmino Saldanha, Hélio Uchôa, Fernando Saturnino de Britto e Gregori Warchavchik, decidiu que as três equipes finalistas desenvolveriam o projeto definitivo em conjunto.
Construído entre 1947 e 1950, o edifício sede é assinado por Rino Levi, Roberto Cerqueira Cesar, Miguel Forte, Jacob Ruchti, Galiano Ciampaglia, Zenon Lotufo, Abelardo de Souza e Helio Duarte. Confira!
Via ArcoWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.