segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Alejandro Aravena vence o Prêmio Pritzker 2016






Destacando sua capacidade de ampliar o campo de ação do arquiteto para alcançar soluções que permitam melhorar os contextos urbanos e fazer frente à crise mundial de habitação, o júri selecionou o arquiteto chileno Alejandro Aravena como vencedor da edição de 2016 do Prêmio Pritzker. Aravena é o 41° primeiro laureado do prêmio e primeiro arquiteto chileno a receber a honraria.

Alejandro Aravena nasceu em 22 de junho de 1967, em Santiago, Chile. Ele se formou como arquiteto da Universidade Católica do Chile em 1992. Em 1994, ele estabeleceu seu próprio escritório, Alejandro Aravena Architects. Desde 2001 ele tem liderado o grupo ELEMENTAL com foco em projetos de interesse público e impacto social, incluindo a habitação, o espaço público, infra-estrutura e transporte.

ELEMENTAL construiu trabalho no Chile, Estados Unidos, México, China e Suíça. Depois do terremoto 2010 e tsunami que atingiu o Chile, ELEMENTAR foi chamado para trabalhar na reconstrução da cidade de Constitucion, Chile. Os parceiros da Aravena em ELEMENTAL são Gonzalo Arteaga, Juan Cerda, Victor Oddo e Diego Torres.

Com 48 anos de idade, Aravena não apenas apresenta uma grande produção de obras privadas, públicas e educacionais no Chile, EUA, México, China e Suíça, mas também conseguiu construir através do escritório ELEMENTAL mais de 2.500 unidades de habitação social, envolvendo-se em políticas públicas habitacionais e tomando as regras do mercado como uma oportunidade de gerar um impacto real de grande alcance.

“Alejandro Aravena sintetiza o renascimento de um arquiteto mais socialmente engajado[...]. Ele tem um profundo conhecimento tanto da arquitetura como da sociedade civil, algo que se reflete em seus escritos, seu ativismo e seus projetos. O papel do arquiteto está agora sendo desafiado a servir a necessidades sociais e humanitárias maiores, e Alejandro Aravena tem respondido a este desafio de modo claro, generoso e pleno”, diz a citação do júri.  Mais detalhes, Confira!

Na foto, Torres Siamesas, 2005, San Joaquín Campus, Universidade Católica do Chile, Santiago, Chile. Uma elegante torre de vidro com 5.000m² de área construída, com salas de aula e escritórios da universidade para abrigar atividades na área da computação. Este é um dos projetos destaque de Alejandro Aravena que compõe as obras selecionadas.

Via Pritzker Prise / ArchDaily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos.
Desde que não sejam comentários anônimos.